4 Dicas para investir na hospitalidade da sua empresa

O atendimento é um dos ativos da empresa que não pode ser copiado. Os concorrentes podem vender produtos exatamente iguais aos seus, mas existem outras coisas nas quais o seu negócio pode se destacar e um deles é o bom atendimento. Investir na hospitalidade do cliente e tratá-lo como você gostaria de ser tratado é fundamental para conquistá-lo e também para fidelizá-lo.

Como investir na hospitalidade da empresa?

Hoje em dia, não basta apenas agradar o consumidor. Criar encantamento é essencial e ele precisa encontrar na sua empresa o que não encontra em nenhuma outra. 

Para investir na hospitalidade da sua empresa, o primeiro passo é saber como os clientes são tratados por ela. O que a sua equipe faz, quais são os protocolos utilizados no momento, o tipo de linguagem utilizada (formal ou informal) e assim por diante.

A partir disso, você já consegue traçar algumas diretrizes para o bom atendimento, sendo o mais hospitaleiro possível com quem procura pelos seus produtos ou serviços. E, para ajudá-lo, listamos abaixo algumas dicas que o ajudarão a investir na hospitalidade da empresa.

1. Facilite a vida do cliente

Uma boa forma de facilitar a vida do seu cliente e que está ao seu alcance é, por exemplo, criar o máximo de canais de comunicação. Quanto mais fácil ele conseguir entrar em contato com a empresa, menos problemas esse cliente terá. Portanto, além do canal por telefone, procure oferecer também os canais digitais como atendimento por meio do site (não só o contato como também um chat) e redes sociais.

2. Torne o ambiente mais aconchegante

Pode ser que o cliente já esteja um pouco apreensivo ao chegar na sua empresa. Ele pode  estar ansioso por fechar o novo negócio ou com pressa, pois tem diversos compromissos durante o dia. Um ambiente impessoal pode deixá-lo ainda pior. Por isso, criar um ambiente de acolhimento é essencial. Em vez de cadeiras, que tal um sofá? Seria como estar em casa, na própria sala. Pintar as paredes de um amarelo claro e ter objetos de madeira em vez de aço são outros pontos a serem considerados.

3. Mostre ao cliente que ele é especial

Quem não quer se sentir especial? Pois bem, o seu cliente também quer e quando a empresa tem um cuidado maior com ele, cria-se um vínculo especial, um tipo de relacionamento. Isso faz com que, em uma próxima compra, o cliente vá primeiro até a sua empresa, independente do preço cobrado. Só irá para a concorrência se você não tiver o produto ou serviço que ele deseja.

E como fazer isso? Por exemplo, em vez de esperar que o cliente entre em contato, você pode ligar para ele quando chegar aquele produto que ele procurou e não encontrou naquele dia. Isso mostra que a empresa, mesmo com tantos outros clientes se lembrou dele.

4. Treine a sua equipe

Treinar a equipe é fundamental para conseguir criar um ambiente hospitaleiro dentro da empresa. Afinal de contas, quem está na linha de frente precisa saber como receber o cliente. Assim, investir em treinamentos é mais do que necessário. Fique atento também para corrigir possíveis falhas.

Criar um ambiente confortável e investir em hospitalidade não é algo difícil. Existem várias ferramentas que podem ajudar. Por exemplo, ter uma máquina de vendas automáticas para caso o cliente sinta fome ou sede é uma ótima opção.

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